BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

MUSICAL PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA BANDA DE MÚSICA DE UPANEMA

A música em si tem desempenhado ao longo da história, um papel muito importante em todas as sociedades. Em nossa cidade, mas precisamente com relação às Bandas de música, elas vêm desde muito tempo inseridas em nossas festividades, principalmente de padroeira e emancipação.

Contam os mais velhos que em certos anos, como o nosso município não dispunha de uma banda, chamava-se à banda da vizinha cidade de Augusto Severo á época. Os músicos então vinham os quase trinta quilômetros que separam as duas cidades andando a pé e carregando os seus instrumentos. Isso mesmo. Vinham a pé de Augusto Severo! Quando chegavam na entrada da cidade começavam a tocar e a partir daí era só festa.

Upanema só veio a possuir a sua primeira banda de música na administração do prefeito Vicente de Paula Rocha que governou do ano de 1960 a 1965. Alguns atribuem a criação dessa banda como sendo o maior feito de sua administração, pois, “cidade do interior sem uma banda de música não é cidade do interior”.

Aqui está a foto da nossa primeira banda de música. Alguns conseguimos identificar na foto como é o caso do Maestro Zé Diniz, de Caraúbas, Bastos e Canquinho já falecidos. Zé Neto, João Batista, Agamenon, Paulo de Maria Romana, Chico Bafo e Duda. Faziam parte ainda da Banda e que não aparecem na foto Deca, que dá nome a atual Banda de Música do Município “Ivaldete Basílio da Silva” e Chaguinha, ambos também já falecidos. Tarsino, Luís de Luquinha, Aguinaldo, Eduardo de Zé Gregório, Jéferson, Luís de Nazaré e Elimar de Raimundo Lino. Estes foram os que conseguimos descobrir. Esta foto certamente traz dois sentimentos ao coração dos que chegaram a vê-la se apresentando. Primeiro um pouco de alegria em revê-la, mas também sem dúvidas um pouco de tristeza ao lembrar de alguns de seus componentes que já se foram.
Não poderíamos deixar de agradecer a Inês Tavares de Mendonça que gentilmente nos cedeu esta fotografia.
FONTE - UPANEMA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDDE

Quem sou eu

Minha lista de blogs